Recentemente, a Sony Interactive Entertainment (SIE) realizou um seminário técnico, no qual revelou os bastidores do desenvolvimento do PS5 Pro, a qual estava em desenvolvimento desde 2020. Durante o evento, foram apresentados detalhes sobre como a nova versão do console aprimora a experiência dos jogadores por meio de avanços gráficos e recursos inovadores como o PSSR (AI-driven upscaling) e o Advanced Ray Tracing.
Colaboração com a AMD impulsiona inovação
Um dos destaques foi o anúncio de uma parceria ainda mais profunda entre a Sony e a AMD. Codinome “Amethyst”, a colaboração visa explorar aplicações de Machine Learning (ML) para gráficos e jogabilidade. Tecnologias como Frame Generation e Ray Reconstruction estão, inclusive, em discussão. Além disso, Mark Cerny, líder técnico do projeto, destacou que o futuro dos gráficos está no Ray Tracing e em soluções de inteligência artificial.
O PS5 Pro, embora baseado na arquitetura RDNA 2, incorpora recursos de RDNA 3 e 4. Entre os principais destaques técnicos estão:
- 16.7 Tflops de poder computacional;
- Mais de 1 GB de memória adicional para suporte a 8K;
- Clocks de boost mais rápidos.
Durante a apresentação, a Sony também explicou como o Advanced Ray Tracing aprimora reflexos e sombras em tempo real. Além disso, o PSSR, tecnologia de upscaling baseada em IA, eleva a resolução de forma significativa sem comprometer o desempenho. Assim, os jogadores podem esperar uma qualidade visual de altíssimo nível.
Uma visão para o futuro
No encerramento, a SIE revelou que as inovações do PS5 Pro são apenas o começo. As lições aprendidas serão aplicadas em futuros dispositivos, consolidando a visão da Sony de sempre ultrapassar os limites do possível no universo dos jogos. A apresentação contou com a presença de veículos como Digital Foundry, IGN e Wccftech, que devem trazer análises detalhadas em breve.
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Fonte: PlayStation Blog