Aviso: Contém SPOILERS do 1º episódio da 2ª temporada
A segunda temporada de The Last of Us estreou com grandes mudanças e novos personagens, entregando um episódio de abertura que já está deixando os fãs eletrizados. Com novas dinâmicas, cenas impactantes e decisões narrativas diferentes do jogo original, a série retorna mergulhando direto em sua fase mais sombria.
Como era de se esperar, este artigo contém grandes spoilers do episódio 1 da 2ª temporada de The Last of Us, então prossiga com cautela se você ainda não assistiu ao episódio de estreia. Tudo atualizado? Então vamos lá!
1. Abby entra em cena antes de Joel e Tommy


A grande surpresa do episódio é a introdução de Abby (Kaitlyn Dever) logo de cara. Ao lado de outros personagens inéditos para os espectadores da série — como Nora, Manny, Mel e Owen — a narrativa começa em um cemitério improvisado. A conversa do grupo já indica que Joel fez algo grave, o suficiente para que Abby declare sua intenção de matá-lo lentamente. Os fãs dos jogos já sabem do que se trata, mas a série guarda o suspense para os próximos episódios.
2. Violão de Ellie aparece antes do esperado


No jogo, Joel entrega um violão a Ellie, marcando um momento íntimo entre eles. Já na série, Ellie já possui o instrumento, identificado pela tatuagem de mariposa no braço. Joel apenas oferece ajuda para trocar as cordas. A expectativa é que o flashback da entrega do presente apareça futuramente, mantendo o forte simbolismo do violão na história.
3. Dina tem um relacionamento próximo com Joel


Dina é uma personagem importante na história de The Last of Us Part II, e a segunda temporada parece estar expandindo ainda mais sua personagem. No episódio 1, Dina desempenha um papel ativo na tentativa de reconciliar Joel e Ellie. E, em suas tentativas de consertar essa ruptura, Dina se aproximou de Joel.
No episódio, vemos a personagem indo à casa de Joel para aprender mais sobre tecnologia, com Joel até mesmo dizendo a sua terapeuta que a vê como uma filha de forma semelhante a Ellie. Essa conexão torna Dina mais ligada à história principal da segunda temporada.
4. Joel encara sua dor com ajuda profissional


Um dos momentos mais intensos do episódio acontece durante uma sessão de terapia. Joel visita Gail (Catherine O’Hara), a terapeuta de Jackson, e revela sua angústia e os fantasmas que carrega desde o fim da primeira temporada. É um aprofundamento emocional inédito na série, que mostra um lado mais vulnerável do personagem, ampliando sua complexidade.
5. Joel matou Eugene


Durante a sessão de terapia de Joel, Catherine O’Hara revela que Joel atirou em seu marido. Seu marido era um personagem chamado Eugene, que não aparece na série da HBO. No entanto, um morador de Jackson chamado Eugene Linden existe no mundo de The Last of Us Part II, e se este não for o mesmo personagem, é pelo menos um easter egg.
No jogo, Eugene é dono de uma plantação de maconha. E, antes de falar sobre Eugene, Joel leva maconha para sua terapeuta, consolidando ainda mais a conexão entre os dois personagens. Contudo, o motivo pelo qual Joel matou o marido de sua terapeuta ainda não foi revelado, sendo este um dos maiores mistérios do episódio.
No jogo, Eugene morre de um derrame antes dos eventos de The Last of Us Parte II, o que significa que esse mistério provavelmente será resolvido em algum momento.
6. A linha do tempo avança


A série agora se passa em 2028, cinco anos após os eventos da primeira temporada. Embora a Parte II do jogo aconteça entre 2038 e 2039, a mudança não afeta o impacto narrativo, já que o mundo pós-apocalíptico mantém a mesma estética desoladora e atemporal.
7. O Cordyceps está invadindo Jackson


Perto do final do episódio, uma cena de um cano é mostrada. Uma espécie de videira com o fungo cordyceps pode ser vista crescendo dentro do cano e saindo para o assentamento de Jackson. Isso não está presente no jogo, o que significa que pode ser o início de uma nova ameaça em Jackson.
8. A festa no celeiro foi antecipada


Um dos momentos mais marcantes da relação entre Ellie e Dina acontece na festa no celeiro, onde trocam um beijo interrompido por um ataque de Seth. A cena é quase idêntica à do jogo, mas ocorre muito mais cedo na série. No jogo, porém, essa cena é mostrada em flashback perto do final da história, o que lhe dá um pouco mais de peso. Apesar disso, a antecipação ajuda a fortalecer a conexão emocional entre as duas, preparando o terreno para os próximos conflitos.
E você, o que você achou da estreia da nova temporada de The Last of Us? Os novos episódios estreiam sempre aos domingos, às 22 horas, na HBO/Max.
Por fim, comente, compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar nossas últimas notícias e análises de séries e jogos.