Entenda o que está acontecendo com a companhia responsável pelo motor gráfico Unity
O motor gráfico Unity é responsável por uma boa parcela de jogos que circulam no mercado. Desde diversas produções nacionais até mesmo Escape From Tarkov, Hollow Knight, Cuphead e vários outros. Em território latino-americano, o motor Unity é o mais utilizado pela grande maioria de estúdios independentes.
No entanto, a preferência pela tecnologia não é capaz de aplacar a baixa reputação que a empresa responsável está angariando nas últimas semanas. Após um período de demissões em massa – em várias filiais da companhia – a empresa Unity Technologies firmou uma fusão com a IronSource, uma empresa focada em soluções de monetização para diversos aplicativos.
Tanto a onda de demissões – que, como mencionado pelo Kotaku, “não aconteceria“, nas palavras do CEO John Riccitiello – quanto a fusão com a IronSource foram encaradas com maus olhos. E isso porque, se tratando das demissões, os funcionários remanescentes da companhia sentem que a Unity Technologies sequer propaga seus próprios valores. E no caso da IronSource, originalmente, o primeiro software da empresa foi qualificado como um Malware, capaz de realizar instalações indesejadas nas máquinas de quem obtivesse certos produtos. O caso se desenrolou em 2010, e eventualmente, o denominado “InstallCore” foi descontinuado. Além disso, tanto a Unity quanto a IronSource garantem que a noção de trabalho com Malware’s não faz parte da conjectura atual.
“Eles também são alguns dos maiores idiotas do caralho” disse o CEO da Unity
E para piorar a situação, após a onda de demissões e a fusão com a IronSource, entra em cena John Riccitiello, CEO da Unity Technologies.
Em recente entrevista com o PocketGamer.Biz, Riccitiello entrou em detalhes sobre como enxerga a monetização. Para o CEO – que antes atuou frente a Electronic Arts – a ideia de monetizar jogos deveria ser a maior prioridade para os desenvolvedores. Em sua visão, cada estúdio deveria tirar maior proveito possível das formas que cada motor e tecnologia adicional oferece para garantir o retorno monetário.
E durante seus comentários na entrevista, quando mencionou desenvolvedores que não priorizam a monetização, Riccitiello disparou:
“É uma pequena porção da indústria de jogos que funciona dessa forma, e algumas dessas pessoas são minhas pessoas favoritas no mundo para lutar juntos – eles são as pessoas mais belas, puras e brilhantes. Eles também são alguns dos maiores idiotas do caralho.”
E como era de se esperar, o comentário do CEO inflamou a má reputação que a empresa está desenvolvendo nos últimos meses. Desenvolvedores como Ben Esposito, criador de Donut County – declarado o Jogo do Ano em 2018, para iOS – tomaram a nota como pessoal. Inclusive, vale ressaltar que Donut County foi desenvolvido com o motor Unity.
Ben Esposito declarou no Twitter:
i made Apple’s iPhone Game of the Year in 2018 (Donut County) using Unity, but according to their CEO i’m a ‘big fucking idiot’ for not making Hole io, the f2p game that ripped it off 🤡 https://t.co/Gv1zqy0BjH
— Ben Esposito (@torahhorse) 14 de julho de 2022
Para John Riccitiello, a visão de mercado mudou completamente – algo que é verídico em vários níveis. No entanto, a proporção descabida de qualificar desenvolvedores como “idiotas” simplesmente não são dignas de alguém que se preze na indústria dos games.
Todos esses fatores em conjunto estão levando o nome Unity para a lama, e mais rápido do que qualquer um poderia prever. Há inclusive quem tenha receio hoje de trabalhar com o motor, considerando a posição agressiva da empresa em torno de monetização. E se tratando do cenário mercadológico, as ações da Unity Technologies seguem em queda.
Em resumo, esta é a situação atual da Unity Technologies frente ao público. Resta ainda descobrirmos como será o futuro da companhia, frente a tanto caos em diferentes áreas, e até mesmo insegurança dos funcionários da empresa.
Fonte: Eurogamer (comentários de John Riccitiello) / Kotaku (nota sobre as demissões) / Games Industry (declaração sobre a fusão com IronSource)
Por fim, o que você achou desta notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias Facebook; Twitter, Instagram.
Em seguida, confira outras notícias do mundo dos games:
- PlayStation fecha acordo de aquisição com a Bungie
- God of War Ragnarok: Pré-Venda do game já está disponível! Confira os preços
- Aliens: Novo game single-player está em desenvolvimento!