Xbox: O que aprendemos sobre a melhor Showcase em anos? | Opinião

Perfect dark xbox

Compartilhe

A Microsoft realizou no último final de semana a sua melhor Xbox Games Showcase desde pelo menos a retomada dos eventos no pós-pandemia.

Com mais de 50 jogos mostrados em um intervalo de 1h20, a Microsoft enfim deixou claro que está firme e forte na indústria após a enorme aquisição de estúdios. Com ótimas impressões e grandes jogos first-party, third-party e indies, o evento cumpriu com suas expectativas e deixou impressões para o futuro.

- PUBLICIDADE -

Para analisarmos a importância e o impacto do Xbox Games Showcase 2024, o Combo Infinito listar cinco pontos que merecem a sua atenção e reflexão. O evento do Xbox deixa uma visão para o futuro à médio prazo da história daqui para frente.

Perfect Dark, Fable, State of Decay 3 e Stalker 2 estão vivos

A principal notícia para os fãs de Xbox certamente consistiu no “ressurgimento” de quatro jogos muito esperados pela comunidade. A showcase mostrou por exemplo que Perfect Dark está em um estágio avançado de desenvolvimento com uma gameplay de tirar o fôlego após quatro anos de silêncio.

Além disso, os aguardados State of Decay 3 e Fable também surgiram no evento com trailers cinematográficos e cumpriram com seu papel. Por fim, o tão esperado Stalker 2 ganhou trailer gameplay e uma data de lançamento para 2024, certamente fechando o ano como um dos principais lançamentos.

- PUBLICIDADE -

Xbox Games Showcase virou o principal evento da indústria

Outro destaque enorme consiste no fato indiscutível do Xbox Games Showcase virar o principal evento anual na indústria dos videogames. A conferência de abertura da Summer Game Fest, apresentada por Geoff Keighley, possui boas intenções e a presença de uma plateia ao vivo ajuda em criar um bom ambiente.

No entanto, o evento de Keighley segue apresentando diversos problemas, os quais consistem na falta de conteúdos de peso e inserções comerciais. Por conta disso, o evento do também dono da The Game Awards virou apenas um aquecimento para a Showcase promovida pela Microsoft.

O Xbox Games Showcase cumpre exatamente o papel de seu nome e consiste em uma transmissão ininterrupta de jogos first-party e third-party. Ou seja, virando a maior vitrine do ano para jogos de grades publishers, que aproveitam a falta de eventos de maior peso da Sony e da Nintendo na época.

Necessidade de resposta da Sony

Justamente pelo enorme sucesso do Xbox Games Showcase e da apresentação de diversos jogos first-party de peso, a Microsoft voltou a exigir uma resposta da Sony na indústria dos videogames.

A Sony anunciou em fevereiro ano que não lançaria jogos novos de suas grandes franquias (como God of War) antes de 2025. Ou seja, deixando o restante do ano todo de 2024 reservado apenas para AstroBot brilhar nos consoles do PS5.

Mesmo que a apresentação do novo AstroBot tenha agradado, este não consiste em uma franquia que ajuda na venda de consoles. Isso ocorre apenas pelo fato da Sony sentir-se confortável com a quantidade de PS5s vendidos sem a necessidade de maior ousadia e aceleração de processos, cenário que possivelmente sofrerá mudanças após o excelente evento do Xbox.

Novas estratégias de mercado observadas durante a Showcase

Durante o Xbox Games Showcase, observamos que a Microsoft definitivamente abandonou a exclusividade de seus jogos first-party. Todos os projetos que chegarão para Xbox Series X/S também estarão no Game Pass no dia do lançamento, incluindo Call of Duty: Black Ops 6.

Este fato consolida a nova estratégia de mercado do Xbox em focar no conceito de “Play Anywhere”. Além disso, a Microsoft parece estar buscando diminuir a pressão em cima de seus desenvolvedores pois foram poucos os jogos que receberam datas precisas de lançamento.

Mesmo alguns jogos previstos para este ano surgiram apenas com o ano “2024” surgindo na tela, e isso possivelmente também permite que assinantes do Game Pass não fiquem frustrados com eventuais adiamentos, uma realidade cada vez maior na indústria atualmente.

2025 definitivamente tem chances de entrar para a história

Por fim, cabe ressaltar que os anúncios do Xbox Games Showcase definitivamente aumentaram ainda mais a expectativa para um 2025 histórico. O ano que ficará marcado pelo lançamento de GTA VI também contará com outros lançamentos de peso considerável e que prometem movimentar o mercado.

O calendário inclui jogos como Doom: The Dark Ages, Death Stranding 2: On the Beach, Fable, Monster Hunter Wilds, Little Nightmares III, Fatal Fury: City of the Wolves, Dynasty Warriors: Origins e Civilization VII, dentre outros.

Todos estes lançamentos serão acompanhados provavelmente com a chegada do Nintendo Switch 2, o console de nova geração da empresa japonesa. Por conta disso e dos outros fatores, tudo indica que a pesada lista de lançamentos ficará ainda maior. Ou seja, talvez 2025 seja enfim o ano em que você precisará gastar o seu dinheiro precioso para comprar um Xbox Series X/S.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”