Interface do Xbox Series X dispensa o 4K e mantém resolução de 1080p
A Microsoft irá começar a disponibilizar a atualização de outubro para jogadores do Xbox One, revelando a interface definitiva que estará presente no Xbox Series S/X. Visando praticidade nos atalhos e agilidade nos inúmeros processos do menu e transição de jogos, a Xbox UI surge como uma grande reformulação tanto para veteranos quanto para quem irá ingressar na nova geração.
Apesar de sabermos que o Xbox Series X quer otimizar a experiência do jogador sempre que possível, principalmente no que diz respeito aos jogos em 4K nativo, aparentemente, a Microsoft deixou de lado esse conceito com a interface do console, já que deve manter a resolução de 1080p, segundo revelou o jornalista da Digital Foundry, John Linneman.
Em conversa com um de seus seguidores no Twitter sobre a nova interface do PS5, Linneman lamentou a escolha da Microsoft em oferecer a resolução de 1080p para a interface na nova geração. Ele ainda faz comentários sobre a interface do PS4 Pro, console da atual geração que já possui resolução da interface em 4K nativo.
Em seguida, confira:
Well, the big problem for me, more than anything, with the Xbox dash is the low resolution. I was disappointed with Xbox One X only offering 1080p UI rendering when PS4 Pro did native 4K but for 1080p UI to continue on Series X…that's really not acceptable to me.
— John Linneman @dark1x.bsky.social (@dark1x) 15 de outubro de 2020
Linneman dispara que é “inaceitável” a resolução em 1080p da interface do Series X, sendo que o Xbox One X também apresenta o mesmo padrão. Já em outro tuíte, quando perguntando o motivo da Microsoft ter optado por isso, ele disse que:
I believe they wanted to reserve more resources for games, which is fair, but I feel like the Series X should have enough spare resources to handle a higher resolution UI.
— John Linneman @dark1x.bsky.social (@dark1x) 15 de outubro de 2020
”A Microsoft provavelmente fez essa escolha para manter o máximo de poder possível à disposição dos games, o que faz sentido. Mas tenho certeza de que o Xbox Series X tem recursos suficientes para conseguir lidar com uma Interface de Usuário numa resolução maior.”
Segundo comentário de um usuário do Reddit, a justificativa da Microsoft em adotar o 1080p na interface seria a seguinte: “a Microsoft reservou 1 GB de RAM para que o painel pudesse ter 4k, mas os desenvolvedores disseram que poderiam usar esse 1 GB para os jogos, então a empresa tomou a decisão de fazer em 1080p para deixar o espaço extra aos desenvolvedores”.
E agora?
É decepcionante que na era de TVs 8K, a interface do Xbox, que será um dos principais pontos de interação para um jogador, está sendo limitado a 1080p. Todavia, vale pontuar que a Microsoft ainda não confirmou nada de forma oficial, então as informações acima devem acabar consideradas como rumor. Segundo a empresa, a interface irá contar com uma rápida inicialização do sistema e dos games, além de consumir 40% menos memória VRAM no Xbox Series X, se comparada ao na linha One e no Series S.
Se o comentário de Linneman for real, veremos se a Microsoft decide manter esta decisão inalterada ou se no futuro irá optar por uma possível escalabilidade da interface do usuário do console, de modo que um usuário que joga em um painel em 4K possa decidir se quer a mesma em 1080p ou 4k.
Por fim, o que achou desta notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias – Facebook; Twitter, Instagram.
Fonte: KitGuru
Em seguida, veja as últimas notícias:
- Cyberpunk 2077: Novo episódio de Night City Wire traz muito mais novidades
- Spider-Man: Miles Morales ganha mais um vídeo mostrando novas habilidades do herói
- Sony esclarece POLÊMICA quanto a estar “gravando” as conversas dos usuários
- MK11 Ultimate ganha trailer mostrando o retorno de Rain!